O Técnico em Administração controla as atividades da rotina administrativa das empresas. Ele contribui para elaboração de planos (estratégicos, táticos e operacionais) para atingir os objetivos da organização por meio de certas ações, condições e recursos adequados a este fim.
Atividades
Entre tantas e diversificadas atividades do técnico em Administração destacam-se:
- Gerenciar pessoas ou apoiar essa gestão.
- Administrar orçamentos.
- Gerenciar ou apoiar a gestão de patrimônio.
- Interpretar resultados de estudos mercadológicos, econômicos e tecnológicos, utilizando as informações que obteve no processo de gestão.
- Aplicar os instrumentos de planejamento e executá-los. Controlar e avaliar os procedimentos relacionados com: pessoal. recursos materiais. tributos e impostos. finanças. contabilidade. patrimônio. seguros. produção e sistemas de informação.
- Gerir atividades de rotina relativas à aquisição, armazenagem, preservação e manutenção de materiais e relativas à produção, garantindo: o atendimento aos padrões de qualidade dos recursos. o desempenho eficiente no trabalho e o aperfeiçoamento do processo produtivo.
- Implementar ações de gestão ambiental, atendendo normas e legislações ambientais, propondo ações preventivas de impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
- Elaborar e analisar demonstrativos contábeis e financeiros, acompanhando a movimentação financeira.
- Gerenciar custos, analisando-os e confrontando-os com as informações contábeis.
- Realizar atividades de comércio exterior.
Mercado de Trabalho
Há oportunidades em todos os setores econômicos: indústria, comércio, agricultura, prestação de serviços; empresas de pequeno, médio e grande porte, tanto públicas quanto privadas ou mistas e também em organizações não governamentais.
Podem desempenhar suas funções em escritórios de assessoria; departamentos de comércio exterior; grandes lojas (magazines), supermercados, bancos, clubes, associações, sindicatos etc.
Fonte: http://www.telecursotec.org.br