Ensino Técnico Semipresencial (modalidade de Educação a Distância) – Telecurso TEC
O Técnico em Comércio

O Técnico em Comércio precisará ser um profissional completo e flexível, na medida em que, numa pequena empresa, seja como proprietário ou funcionário, terá que se envolver nas diferentes áreas do negócio.

O Técnico em Comércio exerce a administração em pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, cuidando das áreas de recursos humanos, financeira, produtiva e comercial. Planeja, dirige e controla os recursos e as atividades de uma pequena organização, seja como proprietário ou como empregado.

Atividades

O Técnico em Comércio realiza atividades como:

  • Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional.
  • Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de gestão específicos.
  • Realizar pesquisas e interpretar resultados de estudos mercadológicos, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão.
  • Executar, controlar e avaliar os procedimentos relacionados com: recursos humanos e materiais, tributos, impostos, finanças, patrimônio, seguros, contratos, produção e sistemas de informações.
  • Gerenciar custos.
  • Elaborar e analisar documentos demonstrativos da contabilidade e outros para comunicação interna e externa.
  • Desenvolver e aplicar atividades voltadas para o plano de negócio das empresas, como, por exemplo, levantamento de informações, montagem de banco de dados, planejamento de marketing.
  • Implementar ações de gestão ambiental, atendendo normas e legislações, propondo ações preventivas de impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Analisar tendências do mercado, fatores que o afetam e os pontos fortes e fracos de diferentes públicos, produtos e serviços.
  • Implantar ações de relações públicas e assessoria de imprensa, organizando eventos, apresentando projetos de venda para clientes e solucionando problemas de pós-venda.
  • Desenvolver propaganda e campanhas promocionais, utilizando diversas mídias e ações de merchandising.

Mercado de Trabalho

Caso a pessoa não queira ou não possa abrir o próprio negócio, há oportunidades nas áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas de pequeno e médio porte, entre outros.

Fonte: http://www.telecursotec.org.br

Comércio

O curso Técnico em Comércio aborda os seguintes conteúdos:

MÓDULO 1

1 - Planejamento Organizacional

  • Planejamento Estratégico e Tático
  • Sistemas Orçamentários e Societários
  • Pesquisas e Estudos

2 - Planejamento dos Processos

  • Planejamento de Recursos Humanos
  • Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil
  • Planejamento de Recursos Materiais, Patrimônio, Seguros

MÓDULO 2

  • Ciclo de Pessoal
  • Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil
  • Empreendedorismo
  • Ciclo da Comunicação Mercadológica

MÓDULO 3

  • Planejamento de Novos Negócios
  • Gestão de Compra e Venda
  • Gestão Financeira e Contábil
  • Gestão de Materiais, Patrimônio, Produção
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